Notícias

Atrações e ordem dos trios do Galo da Madrugada

Na manhã desta terça-feira(06), O Clube das Máscaras O Galo da Madrugada divulgou trios, atrações e a programação geral do 41º desfile da agremiação. Com o tema “Galo 40 anos, Promovendo o Folclore e a Cultura de Pernambuco”, o Galo da Madrugada desfila no dia 10 de Fevereiro de 2018.

Como de costume, o desfile começa às 9h, depois da concentração da diretoria, trabalhadores, políticos e foliões no Café da Manhã do Galo, no Forte das Cinco Pontas. Considerado o maior bloco da Terra pelo Guinness Book, estima-se que o número de foliões se mantenha acima dos dois milhões este ano. 


Trios e Atrações 

O Galo da Madrugada mantém sua tradição de ser comandado por artistas pernambucanos em cada trio, esses artistas podem convidar cantores de outros estados. Artistas de destaque nacional também vêm para o Galo e sobem nos trios para fazer duetos com o elenco de músicos da terra.

Confira a lista:

1.Carro Alegórico - Os Clarins e as Trombetas
2.Carro Alegórico - Abre-alas
Estandarte do Galo
Bandeiras de Pernambuco
Bandeiras do Galo da Madrugada
3.Orquestra Metais do Maestro Lima Neto e Dani Veroli
4.Ala Galo 1978
Bonecos Gigantes: Enáes Freire, Galo da Madrugada, Homem da Meia Noite, Francisco José.
5.Passistas de Frevo - Saltos Cia de Dança
Bonecos Gigantes: Alceu Valença, Jota Michiles, Ariano Suassuna, Chico Science, Carlos Fernando, Luiz Gonzaga
6.Banda da Policia Militar de Pernambuco
7.15 Estandartes de Agremiações Convidadas
8.REI MOMO
9.Frevioca 1
10.Ala dos Cabeções
11.Carro Alegórico - Carnavais do Passado
12.Frevioca 2
13.Carro Alegórico - Pernambuco de todos os Carnavais
14.Orquestra Perfil
15.Carro Alegórico - Grandes Compositores
16.Carro Alegórico - Galo no Brasil e no Mundo Bandeiras de Pernambuco/ Bandeiras do Galo da Madrugada
17.Gustavo Travassos / Fafá de Belém / Josildo Sá
18.Almir Rouche
19.Geraldinho Lins
20.Asas da América
21.Nena Queiroga / Luiza Possi / Monique Kessous / Mayra Andrade / Arthur Espindola
22.Maestro Forro e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
23.Orquestra 100% Mulher
24.Som da Terra
25.Elba Ramalho
26.Andre Rio / Toni Garrido
27.Gerlane Lops / Gabi amarantes
28.Nono Germano / Zé Brown
29.Spok / Vanessa da Mata/ Charles Theone/ Fábio Gomes
30.Fulô do Mandacaru / Ed Carlos
31.Marron Brasileiro
32.Quinteto Violado
33.Banda Luara
34.Benil
35.Trombonada
36.Telmo Santiago
37.Nadia Maia / Cristina Amaral / Gitana
38.Junior Chumbago e família
39.Banda Pinguim
40.Fabiana Pimentinha / Michelle Melo


Roteiro do desfile 2018 Galo da Madrugada

A primeira ala do bloco sai da Av. Sul, 751 (Galpão do Galo) no sentido do viaduto Capitão Temudo, retornando pela Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto), etc. Ao todo são seis quilômetros percorridos em mais de 9h de festa pelas ruas de pelo menos quatro bairros do Grande Recife. A dispersão da multidão acontece por volta das 18h30 na Rua do Imperador.

1.Travessa do Forte
2.Forte das Cinco Pontas
3.Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto)
4.Avenida Dantas Barreto (esquina com Praça Sérgio Loreto)
5.Praça Sérgio Loreto (sentido Av. Sul)
6.Avenida Sul (sentido Afogados)
7.Rua Saturnino de Brito (dobrando à direita para retornar pela Rua Imperial)
8.Rua Imperial (voltando para a Praça Sérgio Loreto)
9.Praça Sérgio Loreto (sentido Sede do Galo)
10.Rua do Muniz (sentido Av. Dantas Barreto)
11. Avenida Dantas Barreto (sentido Praça da Independência)
12. Praça da Independência
13.Avenida Guararapes (sentido Ponte Duarte Coelho)
14. Rua do Sol (sentido Praça da República)

Pinto da Madrugada fará alegria dos pequenos neste Carnaval

O Pinto da Madrugada, versão infantil do Galo da Madrugada, está confirmado. O desfile acontece no dia 13 de fevereiro, com concentração a partir das 8h30 na Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José, área central do Recife.

Por volta das 10h, o bloco mirim vai percorrer as ruas do Recife com trio do Palhaço Chocolate, Barca Maluca, Banda Animakids, Cia. do Riso, Orquestra Mirim do Galo e Trenzinho da Molekada. Também fazem parte da festa super-heróis, personagens de filmes e desenhos, palhaços, passistas e outras figuras tradicionais do nosso Carnaval.

Não perca! Traga os pequenos para a folia!


Trenzinho

Como nos anos anteriores, o Pinto da Madrugada conta com um trenzinho para alegrar a criançada. Para embarcar, é necessário inscrição presencial na sede do Galo da Madrugada, que fica na Rua da Concórdia, 984, São José, Recife-PE. A inscrição é gratuita, mediante doação de quatro sacos de leite ou duas latas de leite. As vagas são limitadas. A disponibilidade de vagas pode ser consultada através da nossa  central de atendimento:  (81) 3224-2899.


Percurso  

A concentração é na Praça Sérgio Loreto, em frente à sede do Galo, seguindo o percurso que vai da Rua Imperial, dando a volta na Rua Azul, seguindo pela Avenida Sul, chegando a Avenida Dantas Barreto, onde a agremiação retorna ao seu ponto de partida.-

História
Criado em 2010, o bloco infantil Pinto da Madrugada já é tradição e reúne, a cada ano, mais e mais crianças e adultos numa festa pra lá de animada, colorida e com a cara da criançada.

Ruas do Recife acordam com miniaturas do Galo da Madrugada

 

O Recife amanheceu mais colorido nesta quinta-feira (25). Isso porque, nesta madrugada, o Clube das Máscaras O Galo da Madrugada, com apoio da Skol, lançou a “Galeria Redonda”: ação promocional que prevê a exposição de miniaturas do Galo pelas ruas do Recife.

Quatro esculturas, Com aproximadamente três metros de altura cada, já foram posicionadas em pontos estratégicos da cidade: sendo duas na Zona Sul e duas na região central.

A inspiração para a criação dos galinhos foram histórias vivenciadas durante o desfile do Galo, como o casamento de Nonô Germano, que aconteceu em cima do trio elétrico em 2015.

Sete artistas plásticos pernambucanos participaram da criação das peça, são eles: Ianah, Mila Cavalcanti, Rafa Saraiva, Julio Cesar de Freitas (Jota ZerOff), Galo de Souza, Alexandre Pons e André Valença. Ao todo serão 10 Galinhos expostos a céu aberto.

A ‘Galeria Redonda’ ficará em exposição até o dia 28 de fevereiro.

 

Galo da Madrugada terá boneco gigante de Francisco José

O Galo da Madrugada divulgou, na manhã desta quarta-feira (24), os detalhes das alegorias que sairão às ruas no tradicional desfile no sábado de Zé Pereira, no dia 10 de fevereiro. O 41º desfile, que celebra o 40º aniversário da agremiação, homenageará o jornalista Francisco José, que ganhou um boneco gigante com sua fisionomia. 

O boneco gigante foi elaborado pelo artista plástico Sílvio Botelho. De acordo com o carnavalesco, foram necessários três reuniões com o Francisco José e três semanas para a criação e concepção do boneco. “Eu tive três reuniões com o Francisco. Cada uma de em média 3 horas. O boneco foi concebido em três semanas”, falou Sílvio.
A alegoria, que pesa 14 quilos e desmontado possui 1m40cm de altura, veste uma camisa azul, recomendada pelo próprio Francisco José. “Eu vim com a camisa igual [a do boneco] exatamente para mostra a originalidade do Sílvio. Ele disse ‘que roupa eu vou botar em você’, eu disse ‘com uma camisa, é o que eu uso’, ‘que cor?’, eu disse ‘azul! que é o que eu tenho mais’ e deu certo, o bicho parece comigo”, falou o jornalista entre risos.

Para Francisco, Sílvio Botelho é uma pessoa extraordinária e um artista nato. “Eu vi ele construindo os primeiros bonecos e hoje, 40 anos depois, eu sou um dos bonecos”, disse.

Na ocasião, o jornalista agradeceu a homenagem e ressaltou a honra de poder participar do desfile do Galo. “Eu sempre acompanhei a multidão, procurando personagens, mas nunca imaginei que um dia me transformaria num boneco gigante”, disse.
Para o jornalista, a homenagem compreende também todos os jornalistas que realizam a cobertura do desfile. “Essa homenagem não é só pra mim, é para todos nós que realizamos a cobertura e que tornamos esse Galo, pela beleza que ele representa, o maior bloco do mundo.  É uma honra muito grande representar a imprensa”, afirmou.

Francisco José fez a cobertura do Galo da Madrugada no primeiro ano de desfile, antes mesmo da agremiação se tornar o maior bloco de Carnaval do mundo. “[Minha relação com o Galo da Madrugada] começou por acaso. Eu estava fazendo uma matéria no bairro de São José com Badia, que era carnavalesca, e aí veio aquele bloco. E eu disse ‘e esse bloco aí Badia’, ela disse ‘esse é um bloco que os meninos do bairro estão fazendo, vai lá ver como é bonito’. E era bonito demais, sempre foi muito bonito. No início, o Jornal Nacional como não tinha concorrência, eu era o único repórter de rede no nordeste, eu fazia 4 minutos do Galo da Madrugada para o jornal e aquilo chamou atenção do povo brasileiro e isso foi divulgando e aumentando. Até que o livro dos recordes assumiu aqueles números (contestados pelo Carnaval de Salvador) que nós usávamos brigando nas matérias. E sem dúvida, é o maior bloco de Carnaval do Planeta”, conta.    

Este ano o desfile contará com seis carros alegóricos, mesmo número do ano passado, criados pelo cenógrafo Ary Nóbrega. Além disso, os carros terão a presença de 72 fantasias, produzidas pelos carnavalescos Francisco Câmara e Anderson Gomes. Com o tema “Galo: 40 anos promovendo o folclore e a cultura pernambucana”, os detalhes das alegorias remetem os saudosos carnavais de rua.

Galo da Madrugada anuncia detalhes sobre alegorias do desfile 2018

O Galo da Madrugada divulgou, na manhã desta quarta-feira (24), os detalhes das alegorias que sairão às ruas no tradicional desfile no sábado de Zé Pereira, no dia 10 de fevereiro.

O 41º desfile, que celebra o 40º aniversário da agremiação, homenageará o jornalista Francisco José e saudará os compositores, os antigos carnavais e às principais manifestações culturais de Pernambuco.

Foto: José Marcos/ Galo da Madrugada

Mantendo o número de outros carnavais, o desfile contará com seis carros alegóricos, criados pelo cenógrafo Ary Nóbrega, além da presença de 72 fantasias, produzidas pelos carnavalescos Francisco Câmara e Anderson Gomes. Com o tema Galo: 40 anos promovendo o folclore e a cultura pernambucana, os detalhes das alegorias remetem os saudosos carnavais de rua. Confira os detalhes:

Os Clarins e as Trombetas - O primeiro carro do cortejo trará os clarins e as trombetas, no total de 12 músicos, que anunciam a chegada do Galo da Madrugada. As fantasias de Passistas e Destaques representam o fogo, a “fervura” do frevo! Que incendeia os foliões no cortejo do desfile do Galo da Madrugada.

Abre-alas/Galo da Madrugada – O segundo carro será composto por 12 fantasias, dando destaque para os dez passistas e dois palhaços. “As fantasias anunciam a chegada do Galo da Madrugada em homenagem aos seus significativos 40 anos. Os trajes dos passistas e destaques representam o fogo, a fervura, o nosso frevo! O intuito é incendiar os foliões de alegria ao longo do desfile”, pontua Francisco Câmara.

Carnavais do Passado – Alegoria marcada pela singularidade das memórias das décadas de 1970 e 80: música, fotografias e vídeos. “Nessa época, o cortejo do Galo ainda não tinha carros alegóricos, e os foliões, de maneira espontânea, se fantasiavam para apreciar o desfile”, explica Anderson Gomes. Para tal, a tentativa foi retratar o temas, as cores e a diversidade de criações carnavalescas ao longo da avenida. Entre tantos fantasiados, teremos personagens como Pierrot, Colombinas, Arlequim, Melindrosas e outros.

Pernambuco de todos os Carnavais – Caboclinho, maracatus rural e nação, bumba meu boi, cavalo Marinho, Caretas de Triunfo, Papangus de Bezerros e passistas de frevo. Esses são alguns dos fortes elementos da cultura pernambucana que fazem alusão as fantasias que compõem este carro, representando o cartão-postal do litoral ao sertão.

Grandes Compositores – A criação dos 15 trajes deste carro corresponde aos compositores de Frevo que tocaram ao longo dos 40 anos do surgimento do Galo. “Algumas das indumentárias, como "cagado e cuspido" trecho de Paisagem do Interior, de Jessier Quirino, fazem alusão à época na qual a canção foi lançada. Contudo, de modo bem-humorado e carnavalesco, as figuras de linguagens aqui ilustram poeticamente aquilo que somente os nossos ouvidos e imaginação conseguiam enxergar”, explica o carnavalesco Anderson Gomes.

Galo no Brasil e no Mundo – O encerramento do desfile de alegorias homenageia os estados que aderiram o Carnaval estilo Galo da Madrugada, com direito a multidões e frevo, preservando o ritmo pernambucano. “Essa manifestação atravessou fronteiras continentais e chegou ao Canadá com o Bloco Galo na Neve. As fantasias representam estes locais onde está sendo divulgada a cultura pernambucana”, explica Chico Câmara.

“As alegorias do Galo são uma tradição de nossos desfiles há cerca de 30 anos. A temática das alegorias faz parte das homenagens que o Galo presta a cada ano e

Galo da Madrugada recebe Ordem do Mérito Cultural nesta terça

O nosso Clube das Máscaras O Galo da Madrugada recebe nesta terça-feira (19)  ), em cerimônia de entrega da maior honraria do Governo Federal a artistas e projetos de cultura, a Ordem do Mérito Cultural (OMC). A cerimônia contará com a presença do presidente Michel Temer e do ministro da Cultura (MinC), Sérgio Sá Leitão.

Uma comitiva formada por 16 membros do Galo da Madrugada chegaram à Brasília nesta segunda-feira (18) para receber a honraria, entre eles estão o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses, e o porta-estandarte vitalício do bloco, Fernando Zacarias.

O evento será acontece às 17h30, no Palácio do Planalto e será transmitido ao vivo pelo Facebook do Minc e Galo da Madrugada. Além do Galo, na ocasião serão anunciados outros 31 agraciados.

 

A premiação

OMC é uma condecoração outorgada pelo Ministério da Cultura (MinC) a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à Cultura brasileira. A homenagem, criada pelo Governo Federal em 1995, é feita anualmente em comemoração ao Dia Nacional da Cultura (5 de novembro).

O MinC confere à OMC ampla abrangência temática, de forma a contemplar áreas do saber e do fazer que tornam marcante nossa cultura, dentro e fora do país, e que sejam representativas da riqueza e da diversidade cultural brasileira.

O Galo da Madrugada comemora 40 anos em 2018

February 2018
S M T W T F S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 1 2 3


Camisa Oficial Galo da Madrugada 2018
40 Anos


 



Tulipa do Galo da Madrugada